Professor e Escritor


Simbologia Natalina

16/10/2016 11:25

Simbologia Natalina

Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Lucas 2:11

            Quase sempre, em toda festa Natalina, sou interrogado por pessoas sobre árvore de natal, papai Noel, presentes, etc. E a maioria dos evangélicos também questionam sobre o assunto, acreditam ser idolatria e outros utilizam as redes sociais espalhando notícias sobre o natal como festa pagã, feitiçaria e rituais satânicos. Na verdade, cada símbolo tem um significado sobre o cristianismo e o nascimento de Cristo. Vamos analisar alguns destes símbolos.

A Árvore de Natal – Uma lenda diz que Martinho Lutero, em uma noite, viu um pinheiro com neve e as estrelas que brilharam por detrás da árvore e chegando em sua casa resolveu recriá-la com galhos e velas, nascendo assim a primeira Árvore de Natal. Esta árvore tem um formato de triângulo, representando assim a trindade Divina, e também se parece uma seta apontando sempre para o céu. É uma das árvores que mesmo em tempo de neve mantem sua cor verde. Desta forma, podemos compará-la a Cristo, pois ele é o único caminho da terra para o céu, pertence a trindade divina e, mesmo tendo passado o maior sofrimento (nevasca), ainda está vivo demonstrando através de sua Palavra (folhas Verdes) que também podemos vencer. Jo.16.33 - "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

Guizos de Natal – Estes enfeites hoje são dos mais variados e coloridos e representam os sonhos de cada cristão e, quando colocados na árvore, que representa Cristo, podemos dizer que nossos sonhos poderão ser realizados, se realmente entregarmos tudo aos cuidados do Senhor e deixar que ele faça conforme a sua vontade. Acredito que é um dos momentos mais importantes da comemoração de natal, pois é quando toda a família se reúne, monta a árvore, cada membro escolhe uma bola de natal, fala a todos qual é o sonho que deseja e então coloca-a na árvore e, no final, todos de mãos dadas oram ao Senhor por todos os sonhos, para que possam ser realizados no próximo ano. Sl.37. 5 – “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”.

Luzes de natal – Estas pequenas lâmpadas são interligadas em um sistema elétrico chamado série, ou seja, uma lâmpada só pode se ascender se ela estiver ligada a outra lâmpada. Você pode notar que quando uma queima, as outras se apagam e a maior dificuldade é encontrar a que queimou e muitos optam por jogar fora o conjunto e comprar outro. Isto representa a igreja onde cada membro depende um do outro para brilhar e todos ligados na fonte de energia que é Cristo. Se alguém se apaga, poderá apagar os outros, então é necessário estarmos ao lado de quem realmente brilha, pois automaticamente brilharemos também. E se alguma se apagar, Cristo tem a maior paciência de encontrar a que queimou e consertar, assim a igreja brilhará novamente. Mt.5.16 – “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

Papai Noel – Alguns atribuem esta personagem ao São Nicolau, um arcebispo da Turquia do século IV, que, com grande compaixão, presenteava algumas famílias pobres, isto tudo anonimamente. Então, podemos dizer que papai Noel representa todo o cristão que está pronto a fazer justiça, andar na verdade, praticar boas ações o ano todo e ajudar o próximo, tudo anonimamente, sem esperar retorno. Por isso muitos se vestem com as roupas características: para não mostrarem quem são. No mundo ainda existem pessoas que dão esperança às crianças, demonstrando a elas que ainda haverá justiça neste mundo, pois aqueles que fizerem boas ações durante o ano, receberão seus merecidos prêmios e penso que nada mais justo você presentear alguém que realmente tenha feito algo de bom durante o ano. Mt.5.20 – “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus”.

Podemos dizer que toda a simbologia do natal representa Cristo e seus ensinos para nós. Não existe nenhum pecado em montar uma árvore de Natal, enfeitar a casa e ser um papai Noel às crianças. Comemore o nascimento do Salvador, demonstrando ser um verdadeiro Cristão. Ef.2.10 – “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

Pastor Marcelo Mena

Instituto Cristão Liberdade

 

—————

Voltar