Professor e Escritor


COMO DISTORCER A PALAVRA

21/04/2015 11:58

COMO DISTORCER A PALAVRA

“O texto sem o seu contexto, só serve pra jogar no cesto". Com esta frase meu professor de Tradução e Interpretação Bíblica iniciava sua aula e, com grande sabedoria, trazia seus conhecimentos sobre este tema tão maravilhoso.  Seguindo este pensamento, fica bem claro que toda interpretação bíblica deve ter sua base em determinadas circunstâncias em que se produz o texto, pois a mensagem pode acabar sendo distorcida.

            Existem nos dias de hoje muitos pregadores, conferencistas, ensinadores e até líderes religiosos que por meio de discursos, separados de seu contexto, trazem heresias capazes de enganar e distorcer a própria Palavra de Deus. É imprescindível ficar atento para não cair nestes erros.

            A leitura de um versículo separado do assunto pode ocasionar situações constrangedoras. Certa vez, encontrei um irmão na rua e paramos pra conversar. No meio do  diálogo ele disse não poder confiar mais em ninguém, pois Deus assim tinha revelado. Não iria mais abrir uma empresa em sociedade com um amigo, pois estava escrito na Bíblia: "Maldito o homem que confia no homem". Jr.17.5. Então, perguntei se tinha lido todo o texto de Jeremias, mas para minha surpresa, tirou do bolso um pequeno papel, pertencente a antiga“Caixinha de Mensagens”. Este era um utensílio que não faltava na casa dos irmãos. Qualquer dificuldade, era só orar a Deus e daquela caixinha retirava um versículo e o cristão entendia que era Deus falando. Se seguirmos o texto de Jeremias ao pé da letra, jamais conseguiríamos viver neste mundo, pois muitas das vezes, é necessário confiar em alguém. Exemplo disso seria uma pessoa ter que passar por uma cirurgia. Sua vida estaria nas mãos do cirurgião. Logo, seguindo o raciocínio, a pessoa seria maldita em confiar no cirurgião. Podemos ainda imaginar também um avião em que você confia no piloto ou uma igreja em que você confia no pastor ou ainda quando você confia em seu próprio pai. Seríamos malditos em toda a vida. Quando olhamos todo o contexto dos capítulos 16, 17 e 18, vemos um outro pensamento: Maldito é o homem que confia em si mesmo e não confia no Senhor. Este é outro pensamento, bem diferente do primeiro. Outra vez um pregador disse: “ A Bíblia diz que você pode tudo” e ainda citava o versículo de Fp.4.13 - "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece". Francamente, é triste ouvir certas pregações, em que o pregador sequer parou pra ler o contexto, pois Paulo não se referia a poder fazer tudo, mas sim que poderia passar por qualquer luta ou situação e Cristo o fortaleceria. Estes são alguns exemplos, mas ainda hoje existem muitos fazendo o mesmo, chegam até pegar rituais, vestimentas, símbolos etc. do Antigo Testamento e querem utilizar em nossos dias. É necessário voltarmos ao estudo correto da Palavra de Deus para não sermos enganados.

Infelizmente, o povo brasileiro não tem hábito de ler. A média de leitura do brasileiro é de 4 livros por ano, sendo apenas 2,1 livros até o fim, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O número é menor do que o registrado em 2007, a média de livros lidos por ano era de 4,7. Se levarmos a pesquisa para a Bíblia é mais alarmante ainda. Segundo uma pesquisa realizada pelo editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana, Oswaldo Paião, cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada inteira pelo menos uma vez. E o mais intrigante é que alguns jovens ainda chegam a pensar que Sodoma e Gomorra eram casados.Por isso, é necessário voltarmos à leitura bíblica e ao seu estudo. Hoje, podemos dar graças a Deus, pois muitos estão comparecendo aos cursos de teologia, a fim de aprender mais e conhecer as Escrituras Sagradas. Como diz Paulo para Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". 1Tm.4:16.

            Portanto, a partir de hoje, use o texto com todo o seu contexto, evitando erros e trazendo a verdade da palavra como ela deve ser dita. Jesus deixou bem claro: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 8:31-32

            Que Deus vos abençoe e vos guarde em todo o conhecimento!

Marcelo Mena

www.marcelomena.com

—————

Voltar